Enxaqueca! Só a palavra já nos assusta. Trata-se de um tipo específico de dor de cabeça, associado a uma dor pulsátil insistente, situada geralmente em um lado da cabeça, que pode provocar vômitos e fotofobia (aversão à luz).
Quando sofremos uma enxaqueca, costumamos buscar ambientes silenciosos e escuros, esse é um processo que pode nos bloquear por 6 a 48 horas, e em ocasiões, preceder a uma série de sintomas conhecidos como “aura”, indicadores que nos avisam da chegada iminente de uma enxaqueca.
Possíveis causas
- Costuma incidir mais em mulheres e, às vezes, pode começar bem cedo;
- O fator hereditário tem bastante peso em relação à enxaqueca;
- A enxaqueca, em si, deve-se a uma atividade cerebral anormal que, por sua vez, ocorre devido a alterações de determinadas vias nervosas e tecidos circundantes;
- O estresse é, sem dúvidas, um fator que pode causar fortes crises de enxaqueca;
- Problemas no fígado;
- Mudanças hormonais;
- Problemas de vista, trabalhar por muitas horas em frente ao computador;
- Má alimentação.
Quais situações podem desencadear uma enxaqueca?
- Uma jornada de muito estresse;
- Alterações no sono;
- Jejuar pelas manhãs;
- Passar muito tempo exposto ao sol;
- A menstruação e, inclusive, até o uso de anticoncepcionais;
- Certos alimentos tais como o cacau, lácteos e, principalmente, alimentos que contenham tiramina (vinho vermelho, queijo curado, peixe, fígado de frango, figo…)
- Luzes muito brilhantes, cheiros muito fortes, barulho e sons muito altos.
Remédios para a enxaqueca
Analgésicos naturais
- Gengibre: é, provavelmente, o analgésico natural mais efetivo que existe, ou seja, maravilhoso para casos de enxaqueca. Você pode, por exemplo, preparar um chá com gengibre duas vezes ao dia. Ferva a água e deixe repousar com o gengibre. Depois, coe e tome pouco a pouco.
- Menta: é um excelente sedativo. É possível preparar infusões com menta, mas uma massagem com óleo de menta no pescoço é perfeita para relaxar, inalar seus vapores também é muito efetivo.
- Lavanda, erva-cidreira e tília: todas elas têm uma ação sedativa muito poderosa. Combinadas e tomadas de 5 em 5 horas e de pouco a pouco melhorarão a dor.
- Unha-de-gato (Uncaria tomentosa): ideal para a enxaqueca, pois desinflama e ameniza a dor.
- Calêndula: perfeita para relaxar e aliviar a dor. Basta tomar duas xícaras por dia de seu chá. Pegue um pouco de folhas e esquente em ¼ de água, filtre o líquido e beba-o aos poucos.
- Óleo de lavanda: aplique na testa com uma compressa, é um remédio muito antigo para aliviar as dores causadas pela enxaqueca.
Nutrição adequada
- Vitamina B2: pesquisas realizadas pela Universidade da Bélgica concluíram que os alimentos que possuem vitamina B12 reduzem, significativamente, a dor de cabeça. E onde encontramos tal vitamina? Em alimentos que contêm riboflavina, ou seja, sardinhas, lentilhas, salmão, robalo, cogumelo etc.
- Vitamina B6: é necessária para aumentar o nível de serotonina, hormônio que evita o surgimento da dor. Pode ser encontrada no bacalhau, na truta, no atum, em batatas assadas (com casca), no brócolis, nos espargos, no nabo, nos cereais integrais e nas sementes de girassol, por exemplo.
- Magnésio: indispensável. Segundo muitos estudos, quando sofremos com o estresse a produção de magnésio é bloqueada, isso culmina em dor física, principalmente dor de cabeça. E onde encontramos o magnésio? Anote: na levedura de cerveja, em sementes de girassol, nas nozes, no arroz integral, nas castanhas secas. Também é possível encontrá-lo em capsulas, como suplemento, o que ajudará a prevenir a enxaqueca.
Dieta diária para prevenir a enxaqueca
- Em jejum: suco de limão espremido, ajuda a limpar o organismo.
- Café da manhã: uma xícara de aveia e uma fruta.
- Almoço: um caldo de vegetais, salada fresca e salmão.
- Não se esqueça de beber muita água: isto evitará a desidratação, principalmente se você vomitou devido à dor de cabeça.
- Jantar: verduras ao vapor, um sanduíche integral e uma xícara de leite de amêndoas com aveia.
- Antes de dormir: uma maçã e uma das infusões ou chás anteriormente citados.
Alimentos prejudiciais
- Bebidas açucaradas;
- Chocolate;
- Vinho tinto;
- Carnes curadas;
- Queijos envelhecidos;
- Molho de tomate, temperos fortes etc;
- Embutidos;
- Bebidas estimulantes;
- Leite integral de vaca;
- Chá preto.
Concluindo, recomendamos também que inclua em sua vida uma hora do dia para praticar algum exercício: andar de bicicleta, nadar, etc. Faça o mesmo para tentar relaxar mais, em situações de enxaqueca associada ao estresse, é muito importante reorganizamos a vida e levarmos dias mais tranquilos.
10 alimentos para tratar a enxaqueca
Marcadores:
saude
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário